FAQ – Easycar

INTEGRADOR

1) Quais são os primeiros passos para começar a utilizar o integrador Easycar?

Primeiro, você deverá ir em Lojas (barra superior), clicar em Configurar para configurar os portais onde seu estoque será publicado.

Depois, cadastre seu estoque em Veículos (barra superior), clique no botão verde Cadastrar Veículo e comece o processo de cadastramento selecionando as características e carregando as fotos. Ao término, salve.

A tabela chamada Descrição para anúncio irá aparecer abaixo das características FIPE, confira as descrições. Caso encontre algum erro, clique em Editar, corrija selecionando a versão correta.

Depois clique no botão verde Publicação para escolher os portais onde o veículo será publicado.

2) Eu não encontrei o portal que eu utilizo na página de configuração de portais, o que eu devo fazer?

Entre em contato conosco para avaliarmos a inclusão do portal, então, entraremos em contato com os administradores dele para verificar a possibilidade de integração.

Algumas vezes o portal não possui a estrutura técnica pronta para ser integrado ou não possui a intenção de ser utilizado via integrador.

3) Tentei configurar um portal, mas deu erro. Como corrigir?

Sugerimos verificar novamente os passos indicados após clicar em Configurações (roda dentada). Cada portal possui um jeito específico para ser configurado.

Além disso, verifique novamente seu login e senha de acesso ao portal conferindo as maiúsculas e minúsculas.

4) Eu já possuo meu estoque cadastrado em um portal, eu posso importá-lo para o integrador Easycar?

Sim, é possível importar seu estoque dos portais Auto Fácil, iCarros ou Meu Carro Novo.

Clique em Importação (barra superior), depois, selecione a origem de dados. Por fim, clique em Importar.

Vale lembrar que para importar seu estoque de um portal, você deverá ter configurado ele primeiro para que o integrador tenha acesso aos dados.

As fotos importadas do portal Meu Carro Novo vêm com a marca d’água do portal.

Ou você pode importar o estoque através de uma planilha VMotors do portal Webmotors, porém, somente os dados são importados, as fotos não.

5) Eu possuo várias fotos carregadas para um veículo no integrador Easycar (até 17 fotos), porém ao publicar o veículo num portal nem todas as fotos foram enviadas. Por quê?

Os portais podem possuir restrições quando o anúncio do veículo é feito através de integradores.

Veja o limite dos principais portais:

Webmotors = 8 fotos por anúncio

iCarros = 8 fotos por anúncio

Carro Bauru = 17 fotos por anúncio

OLX = ao menos 6 fotos por anúncio. A OLX aceita mais de 6 fotos, porém por uma limitação na própria OLX, somente 6 fotos são publicadas das várias fotos transmitidas pelo integrador Easycar. Pode-se tentar enviar mais fotos ao publicar o anúncio novamente (clique em Publicar sem precisar Despublicar o veículo).

6) Qual foto será utilizada como a capa de anúncio nos portais e Facebook?

A primeira foto da série de fotos carregadas será utilizada como a foto do anúncio. Para mudar a ordem, basta ir na página do veículo (clique no veículo na seção Veículos), rolar a barra de rolagem para baixo até Fotos e alterar a ordem na tabela de ordens.

Para isso, clique na foto e arraste ela para cima ou para baixo alterando a ordem da foto na lista.

7) Acabei de cadastrar um veículo que será publicado em vários portais, o que devo fazer primeiro?

Após salvar, sugerimos revisar as descrições das versões primeiro antes de publicar. Você pode fazer isso na própria página de Cadastro do Veículo e verificar as descrições do veículo na tabela Descrição para anúncio.

Caso encontre algum erro, clique em Editar para realizar as correções. Dê OK e depois clique em Salvar.

8) Após publicar um veículo, percebi erros na descrição do veículo, o que houve?

Verifique na página de Cadastro do veículo (clique no veículo na seção Veículos) se a descrição está correta para todos os portais em Descrição para anúncio. Caso exista algum erro, corrija em Editar clicando no botão do lado direito na tabela de descrições.

9) A descrição do anúncio na OLX não confere com a descrição do veículo. O que houve?

A OLX possui um título para o anúncio que é carregado do campo Versão (página de Cadastro do veículo) e não da tabela de versões. Assim, escreva neste campo o que for mais pertinente.

10) Como eu atualizo um anúncio?

Faça as alterações necessárias para corrigir seu anúncio, salve, depois vá em Publicação e publique novamente em Publicar.

Essa ação funciona como uma atualização do anúncio. Assim, não é necessário despublicar para publicar novamente o anúncio.

11) Quanto tempo leva para o meu anúncio ir ao ar via o integrador?

Pode levar alguns segundos, minutos ou até horas. Dependerá dos parâmetros que cada portal possui para carregar os anúncios vindos do integrador.

Nem sempre esse carregamento é síncrono com o integrador.

12) O integrador informa que o anúncio foi publicado (tag do portal em verde ou P com fundo verde na exibição em Tabela), mas o anúncio ainda não apareceu no portal. Está certo?

Sim, o integrador informa que o anúncio foi enviado corretamente para o portal, porém, cada portal pode levar um tempo adicional para pôr no ar o anúncio devido à imensa quantidade de informação vinda do integrador de uma só vez.

Alguns portais possuem um painel de publicação onde é mostrada a fila de anúncios pendentes.

13) Eu atualizei um anúncio no Facebook via integrador, mas o anúncio no Facebook não alterou. O que houve?

O Facebook possui critérios internos de publicação que impedem que atualizações sejam feitas com frequência. Pode-se levar até alguns dias para que o anúncio seja atualizado.

14) Onde eu posso verificar o motivo de um erro ter ocorrido com um de meus anúncios?

Você deverá ir na página do veículo (Veículos -> clique no veículo, descer até o final da página abaixo de Observações).

Haverá 3 abas, clique naquela com o nome Log de Publicações. Aqui você poderá ver os detalhes da publicação e o que houve caso ela não tenha ocorrido. Essas mensagens são coletadas diretamente dos portais.

15) Após publicar um veículo na OLX, eu vi no Log de Publicações duas mensagens indicando sucesso onde a segunda exibe o erro [] ?

O portal OLX envia esta segunda mensagem para informar que o anúncio está no ar.

16) Eu atingi meu limite de veículos cadastrados, o que posso fazer?

Caso você tenha veículos cadastrados que já foram vendidos, exclua eles para liberar espaço para outros veículos. Senão, você poderá ampliar seu estoque através de adicionais. Consulte-nos.

17) O que ocorre quando eu excluo um veículo no integrador Easycar? Ou, é possível eliminar o vínculo entre o integrador e o portal de um anúncio?

Não é possível excluir um veículo publicado, primeiro, você deverá despublicar este veículo para então apagá-lo do integrador para liberar espaço para novos veículos.

No entanto, é possível excluir esse vínculo ou a “ligação” entre o integrador e o portal. Assim, qualquer ação realizada no integrador não terá efeito no portal e vice-versa.

Para fazer a exclusão dessa “ligação”, vá em Veículos (barra superior), clique no veículo, depois no botão verde Publicação. Na tela de publicação, aperte em Excluir no portal de escolha.

Ou em Veículos, mude a Exibição de Lista para Tabela e selecione individualmente na tabela a opção E para o veículo e portal escolhidos. Então, aperte em Aplicar Operações no topo ou na base da tabela.

Para realizar essa operação em massa, selecione os veículos através das caixas de marcação no lado esquerdo da tabela e depois escolha a opção E no topo da tabela para o portal escolhido, por fim, aperte em Aplicar Operações no topo ou na base da tabela.

18) Eu posso integrar o site da minha loja ao integrador Easycar?

Sim, pode-se integrar o site da sua loja. Vá na página de configuração de portais (Lojas -> Configurar) e busque pelo Site da Loja. Clique no botão de configuração (roda dentada) para visualizar a URL a ser informada ao desenvolvedor do seu site. A URL vem no modelo https://easycar.gois.inf.br/rest/siteloja/xxxxx

Além disso, há outras maneiras da integração através de:

– um plug-in em WordPress caso seu site tenha sido feito em WordPress sem nenhum template especial;

– um script em PHP para ler o estoque do integrador. Veja abaixo um exemplo feito para um cliente onde foi incluído um “miolo” com o estoque dele: http://www.mrxautomoveis.com.br/seminovos/estoque-list.php

Caso você não tenha um site da sua loja ou queira renová-lo, a Easycar pode fazer um site integrado com seu estoque.

Consulte-nos para mais informações ou dúvidas.

19) Posso ter mais de um login para o integrador?

Sim, basta nos pedir para que um novo login seja criado informando o e-mail a ser utilizado como login do usuário adicional.

A senha do novo login se mantém a mesma do primeiro login, assim, sugerimos que a senha seja alterada em seu primeiro acesso com o novo login. Para isso, clique no seu login no canto superior direito da tela onde abrirá uma opção Alterar senha. Escolha sua nova senha e salve.

20) Acabei de cadastrar um veículo que será publicado em vários portais, o que devo fazer primeiro?

Após salvar, sugerimos revisar as descrições das versões primeiro antes de publicar. Você pode fazer isso indo na página de Cadastro do Veículo e verificar as descrições do veículo na tabela Descrição para anúncio.

Caso encontre algum erro, clique em Editar para realizar as correções. De OK e depois clique em Salvar.

21) Após publicar um veículo, percebi erros na descrição do veículo, o que houve?

Verifique na página de Cadastro do veículo (clique no veículo na seção Veículos) se a descrição está correta para todos os portais em Descrição para anúncio. Caso exista algum erro, corrija em Editar clicando no botão do lado direito na tabela de descrições.

22) Como eu atualizo um anúncio?

Faça as alterações necessárias para corrigir seu anúncio, depois vá em Publicação e publique novamente em Publicar.

Essa ação funciona como uma atualização do anúncio. Assim, não é necessário despublicar para publicar novamente o anúncio.

23) O integrador informa que o anúncio foi publicado (tag do portal em verde ou P com fundo verde na exibição em Tabela), mas o anúncio ainda não apareceu no portal. Está certo?

Sim, o integrador informa que o anúncio foi enviado corretamente, porém, cada portal pode levar um tempo adicional para pôr no ar o anúncio já que ele está recebendo vários anúncios de outros lojistas ao mesmo tempo.

Alguns portais possuem um painel de publicação onde é mostrada a fila de anúncios pendentes.

24) Eu atualizei um anúncio no Facebook via integrador, mas o anúncio no Facebook não alterou. O que houve?

O Facebook possui critérios internos de publicação que impedem que atualizações sejam feitas com frequência. Pode-se levar até alguns dias para que o anúncio seja atualizado.

25) Onde eu posso verificar o motivo de um erro ter ocorrido com o anúncio?

Você deverá ir na página do veículo (Veículos -> clique no veículo, descer até o final da página abaixo de Observações).

Haverá 3 abas, clique naquela com o nome Log de Publicações. Aqui você poderá ver os detalhes da publicação e o que houve caso ela não tenha ocorrido.

26) Há alguma forma de utilizar o integrador via celular ou tablet?

Sim, o integrador Easycar foi desenvolvido num site responsivo, ou seja, o site se adequa ao tamanho da tela do seu dispositivo automaticamente.

Para acessá-lo, entre no site da Easycar (www.easycar.inf.br), clique no botão verde Acessar e digite seu login e senha.

Há planos para se ter um aplicativo, porém, ainda está em projeto/desenvolvimento.

27) O integrador já possui um aplicativo para celular e tablet?

Ainda não, mas está em projeto/desenvolvimento. Por hora, você pode utilizar seu dispositivo móvel e acessar nossa página porque nosso site é responsivo, ou seja, ele se adequa ao tamanho do seu dispositivo automaticamente.

Para acessá-lo, entre no site da Easycar (www.easycar.inf.br), clique no botão verde Acessar e digite seu login e senha.

PAGAMENTO

28) Como é feito o processo de cobrança dos produtos da Easycar?

O e-mail com a cobrança é enviado no 1º dia do mês com vencimento no dia 10 e posterior emissão da nota fiscal no dia 20.

Ele é enviado por um e-mail com o formato <cobrancas+…@asaas.com.br> através da plataforma Asaas, a empresa Easycar está registrada sob o nome Tadeu Rodrigo Becker Gois – ME.

29) Como posso pagar pelo serviço de integração?

Um e-mail de cobrança é enviado mensalmente onde o cliente poderá escolher entre 4 formas de pagamento: boleto, cartão de crédito, transferência bancária ou depósito.

Se a assinatura for via cartão de crédito ela é debitada do cartão do cliente mês a mês.

Se for via boleto não é possível cadastrar a cobrança em débito automático

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