Meu Início na Informática

Meu primeiro contato com computador foi por volta de 1996 no computador do meu primo que tinha aquela clássica tela preta doDOS que digitava o comando win para iniciar o windows 3.1 ou 3.11, não lembro exatamente qual versão era. Mais o jogo DOOM e o futebol com FIFA foram inesquecíveis. Lembro que esse micro era um 486 e tinha entrada para o disquete de 5″1/4!!

Minha querida mãe vendo o meu interesse em informática, comprou o meu primeiro computador em 1997. Com MS Windows 95 e o pacote Office completo, com um curso de MS Word em CD-ROM e livro. Em poucos dias dominava o MS Word e aos 14 anos já tinha decidido que curso de graduação iria fazer, era na área de tecnologia da informação sem sombra de dúvidas.

Em 1998 lembro que comprei minha primeira revista INFO buscando por conhecimentos mais avançados em informática. E a linguagem do momento era Delphi, ou seja, vou aprender Delphi! Mas antes pensei, vou fazer graduação numa universidade pública de qualidade, ou seja, UDESC ou UFSC. Ou seja, agora o desafio era passar no vestibular. Mas vale registrar que o meu primeiro contato com programação foi em Python, encontrei um tutorial na internet e embora fazer os programinhas de Hello World, entrada de dados e print da tela, fantástico!! Não via a hora de aprender a programar de verdade!

Em 2001 foi um ano fundamental na minha vida. Como terminei o 2º grau em 2000 e não passei nos vestibulares da UDESC e UFSC, 2001 foi o ano de pré-vestibular. Muito estudo, muitas madrugadas estudando, mas valeu muito a pena! Final de 2001 passei em 1ª chamada para UDESC em Ciência da Computação e 8ª ou 9ª chamada na opção 1-A na UFSC que era Sistemas de informação. Ou seja, vamos para Joinville estudar Ciência da Computação na UDESC.

Então em 2002 começou a brincadeira… Aprender algoritmos em portugol e depois a programar em Linguagem C foi muito legal! Os trabalhos eram entregues num disquete e rodar os programas feitos por você mesmo em C eram a realização de um sonho. Em apenas 1 semestre era bastante conteúdo, além de aprender a resolver problemas e pensar como algoritmos, (quem não lembra da sequência de Fibonacci e do fatorial) a linguagem C era vista num bom nível. Além de resolver problemas relativamente complexos em C terminamos trabalhando com struct e geração e leitura de arquivos binários. Ponteiros em C? Isso era ainda algo muito misterioso, o melhor ainda esta por vir no 2º semestre com AED (algoritmos e estrutura de dados). Aprender TDA (Tipo de Dados Abstratos) foi algo que muda a cabe&ccdil;a do programador, e linguagem C com ponteiros e alocação dinâmica de memória, tava tudo dominado.

Mas o que me ajudou muito a entrar de cabeça mesmo na área de desenvolvimento de softwares foi em 2003 quando me tornei monitor na disciplina de AED, ajudar os colegas a resolver os BUGs dos programas em C me fez aprender muito. Quero agradecer muito aos professores Gerson, meu primeiro professor de programação na disciplina de LPG-1, e ao Gilmário de AED. Que depois foi por mais 1 ano meu professor orientador na monitoria de AED. E este ano foi fundamental para minha carreira e meu crescimento como desenvolvedor de software. Também quero deixar um agradecimento a todos os professores que fizeram parte da minha formação tanto na graduação como na especialização, muito obrigado aos mestres!

Meu primeiro contato com a linguagem Java foi em 2004, até lá, pouco sabia a respeito do Java, o meu negócio era C. O que sabia era apenas que era uma linguagem orientada a objetos, não precisava se preocupar com alocação de memória e rodava multi-plataforma pela sua máquina virtual. Mas o primeiro trabalho nesta linguagem foi inesquecível. Era em sistemas distribuídos e era para desenvolver um sistema cliente-servidor se comunicando por RMI, e o cliente tinha interface com o usuário em Swing. Consegui fazer, mas foram algumas madrugadas acordadas e aprendi muito.

O ano de 2006 concluí o curso de graduação e meu TCC foi sobre análise e projeto de sistemas orientado a objetos. Que tem uma ótima abordagem do assunto baseando se muito no livro de WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. Rio de Janeiro: Ed Campus Ltda, 2004.

A minha experiência profissional em Java começou em 2007, me lembro que era uma customização com Apache WebDav, e ai percebi o tamanho da plataforma Java, tudo que ela oferece, todas as ferramentas, APIS, etc… Era algo gigantesco para um programador que conhecia o C, um pouco de C++ e também PHP. Mas decidi que iria dominar esta linguagem e plataforma, sabia que não era algo rápido e que levaria anos, mas teria que ter um começo. E assim começou minha carreira como desenvolvedor em JAVA. Com muita dedicação, estudo e leitura de livros com forte embasamento teórico e prático, estudo para obtenção de certificações, pós-graduação com especialização em tecnologias Web com foco na linguagem Java, cursos por webcast e principalmente desenvolvendo programas com qualidade que ajudem e resolvam problemas para os usuários. E assim contínuo apredendo e evoluíndo para me tornar um profissional cada vez melhor.

Comments are closed.