O mais legal do Java

Muitos podem dizer que o mais legal do Java é linguagem de programação, outros a característica de rodar numa máquina virtual e ser multi-plataforma, ou então por ser amplamente utilizada e aberta, ou até mesmo pela riqueza de bibliotecas, APIs e frameworks. Mas eu digo que é outro fator, a sua organização. Quero falar um pouco de algo que pouca gente sabe, principalmente para os iniciantes e para quem não esta muito envolvido com o ambiente Java. Que é comunidade dos desenvolvedores da especificação da tecnologia Java, ou seja, a JCP (Java Community Process).

A JCP é a comunidade que define todo o futuro e evolução da tecnologia Java, no qual não é possível falar dela sem falar da JSR (Java Specification Request). Que nada mais é do que a especificação de uma funcionalidade, característica que plataforma Java deve possuir. Ou seja, a plataforma Java nada mais é do que uma composição de várias JSRs. Por exemplo, a JSR 220 possui toda a especificação da EJB 3.0, ou seja, é um documento contendo tudo o que o EJB 3.0 possui e mais uma implementação de referência. Um paralelo na orientação a objeto seria:  a JSR definiria a interface, a implementação de referência seria uma classe que nós implementaríamos de referência, e todos os servidores de aplicação com EJB 3.0 teriam que implementar esta interface.

E tudo que o Java possui, considero que isto é o mais legal do Java.  Ou seja, é uma comunidade livre, aberta e quem tiver interesse pode participar e até mesmo abrir uma JSR ou liderar uma. E cá entre nós, acredito que esse é o segredo do grande sucesso e da ampla utilização da plataforma Java pelo mundo.

Só para você ter uma ideia do poder da JCP, entre os membros do comitê executivo, estes membros são quem votam e escolhem quais são as JSRs que entrarão nas próximas versões e evoluções da tecnologia Java estão gigantes como: HP, IBM, Intel, Nokia, Oracle e SAP.

Aqui tem alguns dos membros da comunidade, e da pra ver que ela é composta por profissionais com muita bagagem, muita experiência e que trabalham em grandes empresas que são fornecedoras de tecnologia. E o mais importante, são de VÁRIAS empresas, é uma comunidade, quem quiser pode abrir uma JSR e várias empresas votam em prol da evolução do Java, o seja, não é algo fechado e definido internamente por uma única empresa.

Enfim, é isso que eu acho o mais legal do Java, ela é aberta, em constante evolução e praticamente formada por um consórcio de empresas e profissionais engajados na sua evolução. E além de tudo isso, É DE GRAÇA!

 

abraços,

Tadeu Gois

Comments are closed.